[Abrir um negócio] como começar do jeito certo?
Se você pensa em abrir um negócio, mas não sabe como começar e nem por onde, esse artigo, com toda certeza, vai te dar toda clareza que você precisa para dar o ponta pé inicial e começar de vez o seu empreendimento.
A maioria das pessoas no Brasil querem empreender, tanto é que se você perguntar para qualquer pessoa ela vai responder que sim, que deseja ter o próprio negócio.
E por que isso acontece?
Esse desejo de empreender que vemos nas pessoas, é por causa da insatisfação com o mercado de trabalho, com certeza esse é o principal motivo. Inclusive, muitas pessoas que fizeram faculdade não estão conseguindo se colocar no mercado, e essas pessoas acabam que aceitando qualquer tipo de serviço para não ficarem paradas.
Outro motivo para as pessoas quererem abrir um negócio, é o fato de que empreender é um dos melhores caminhos para a satisfação pessoal e independência financeira, e esses são sonhos almejados por qualquer pessoa.
Abrir um negócio: como começar do jeito certo?
Por isso, nesse artigo, vamos te mostrar algumas opções para você que quer começar a empreender, vamos focar um pouco nos negócios online, que é a nossa expertise!
Qual a sua mentalidade?
Para empreender é necessário saber qual é o seu tipo de mentalidade, pois nem todas as pessoas estão preparadas, mas isso pode mudar a base de estudo e trabalho. Veja qual é a sua mentalidade no momento:
Empregado: talvez você ainda pensa como um empregado, e não tem nada de errado nisso, tem pessoas que gostam de trabalhar em uma empresa e seguir carreira, e conseguem crescer muito desse jeito.
Porém, se você quer empreender, não pode ter essa mentalidade. Caso queira abrir seu próprio negócio, estude maneiras de mudar sua mente, pois isso será fundamental na sua jornada.
Empreendedor: quem possui mentalidade empreendedora não aguenta ficar muito tempo em um emprego, esse tipo de pessoa até já passou por diversas empresas, mas nunca ficou mais de dois ou três anos, e se ficou, não estava feliz!
Se você busca empreender, a primeira coisa que tem que mudar é a sua mente, para que você fique preparado para os desafios que todo empreendedor de sucesso passa.
A internet esta aí para ajudar, hoje está muito mais fácil abrir um negócio lucrativo sem precisar investir tanto dinheiro, basta ter as informações corretas, conforme eu explico no meu eBook Como Ganhar R$ 18.073,91 Com YouTube E Blog SEM PRECISAR Vender Nada?
Caso você já esteja decidido e vai mesmo começar a sua empresa, é preciso seguir alguns passos para que tudo dê certo, vamos falar disso agora.
Encontre o seu nicho ideal
Toda empresa que se preza precisa escolher um público alvo, pois não adianta ficar atirando para todos os lados, isso só vai atrair curiosos para sua empresa, no final ninguém vai comprar nada!
Então, antes mesmo de criar o seu produto, encontre o seu público, que serão as pessoas que você vai querer atingir com suas comunicações e estratégias de marketing.
Nisso não podemos te ajudar muito, pois é você quem sabe quais são suas habilidades, é a partir delas que você vai montar o seu negócio e criar os seus produtos para vender para seu público alvo.
O que podemos fazer é te mostrar quais são os 3 maiores nichos que existem hoje em dia, que são:
- Finanças/ganha dinheiro/investimento
- Relacionamento/namoro/amizade/sexo
- Saúde/emagrecimento
Você pode optar por algum deles e começar a sua empresa, dentro desses nichos existem centenas de sub-nichos tão rentáveis quanto, basta se aprofundar mais um pouco em cada um deles para encontrá-los.
Você também pode fazer pesquisas usando o Google Keyword Tool.
Verifique quais são seus concorrentes mais fortes
Depois que você encontrar o seu nicho ideal, é a hora de conhecer o terreno, ou seja, fazer uma pesquisa para ver quem são seus concorrentes.
Digamos que sua empresa é uma loja virtual que vai vender produtos para bebês, como fraldas, mamadeiras, chupetas, lenços umedecidos e coisas do tipo.
Para saber quem são seus concorrentes, basta fazer uma pesquisa com essas palavras chave, por exemplo:
- Comprar fraldas;
- Comprar mamadeiras;
- Comprar carrinhos de bebê;
Dessa maneira vai conseguir encontrar várias lojas virtuais que serão suas concorrentes, além disso, poderá descobrir através delas quais produtos estão sendo mais procurados e mais vendidos.
Esse foi um exemplo do nicho de bebês, mas você pode usar essas informações para qualquer nicho de mercado, a pesquisa é sempre importante!
O que você vai vender para sua audiência?
Ok, já tenho o nicho e já conheço meus concorrentes, o que devo fazer agora? Agora é a hora de vender o seu produto!
Ou você pode comprar produtos para revender, no caso de lojas virtuais e físicas, ou você pode criar seus próprios produtos, caso queira trabalhar com Infoprodutos, que é o que mais recomendo.
A certeza é que seu produto deve ser bom e ajudar as pessoas, só assim seu público vai ficar satisfeito com o que você está vendendo.
De que maneira você vai atuar?
Como empresário, você pode atuar de várias formas, até mesmo em simultâneo. Pois ao escolher uma maneira de atuar, não necessariamente você está anulando as outras.
Eu por exemplo, trabalho com Google Adsense, onde ganho em US$ Dólar quando recebo cliques e visualizações nos anúncios da Google que estão nos meus sites e canais, e trabalho também com venda de Infoprodutos em plataformas como a Hotmart, Monetizze e Eduzz.
Mas, veja algumas das opções, caso você queira abrir seu próprio negócio ainda este ano:
Negócio físico: você pode não querer trabalhar com a internet, uma outra opção é alugar um espaço físico para vender seus produtos. Porém, sempre é recomendado usar o poder da internet para alavancar suas vendas!
Vídeos: você pode muito bem atuar pelo YouTube, fazendo vídeos e falando dos benefícios dos seus produtos, sejam eles físicos ou digitais, como cursos online ou eBooks.
Blog: o blog é uma ótima ferramenta de criação de conteúdo e engajamento, quando bem trabalhado, ele é capaz de gerar milhares de contatos e vendas em piloto automático para seu negócio.
Afiliado: umas das maneiras mais fáceis hoje em dia de abrir um negócio, é se tornando um afiliado de produtos digitais.
Pois você não vai precisar criar produto nenhum, basta se afiliar gratuitamente a produtos de outras pessoas e começar a divulgar seu link personalizado. Sempre que fizer um venda receberá uma boa comissão, se quiser pode ver mais detalhes de como começar nessa palestra gratuita.
Produtor: você também tem a opção de criar o seu próprio produto digital, se tornando assim um produtor. Quando você criar seu produto, terá a opção de trabalhar com afiliados, que te ajudarão a vender seu produto.
Se quer saber mais sobre como criar seu primeiro Infoproduto, veja essa rápida apresentação e aprenda como criar eBooks que convertem e vendem muito!
Essas são algumas maneiras que você pode atuar como empreendedor, todas elas são bastante lucrativas, basta ter foco e persistência, no início principalmente.
Não tenha medo de vender
Se você pensa em abrir um negócio, é importante que você não tenha medo e nem preconceito com vendas, digo isto porque a maioria das pessoas são assim!
Quando a gente chega numa loja e vem aquele vendedor enchendo nosso saco, nos seguindo o tempo todo e fazendo perguntas, não é chato?
Isso acontece porque nós ainda temos aquele preconceito com vendas, achamos que todo mundo quer nos enrolar e nos retraímos, não dando oportunidade para grandes coisas que podem acontecer com a gente.
Se você quer ser empreendedor, não deve ter esse medo e nem esse preconceito, entenda de uma vez por todas que vender é uma arte que todo mundo deveria aprender.
Quem sabe vender não passa fome, pois é uma habilidade que poucas pessoas tem. Quem sabe vender nunca quer trabalhar para ninguém, pois sabe que pode ganhar muito mais dinheiro vendendo seus próprios produtos, seja em uma loja física, na rua, como ambulante, ou na internet.
Além disso, a melhor maneira de fazer fortunas é vendendo algo de valor para pessoas, por exemplo, se a Apple não vender, ela quebra!
As empresas mais ricas do mundo trabalham com vendas, e a gente vai ficar com preconceito sobre vendas? Não tem sentido….
Aprender vendas é uma obrigação para todo empreendedor que quer fazer fortunas, por isso, minha recomendação é que você aprenda Copywriting, que é a comunicação assertiva que faz com que você venda qualquer tipo de produto.
Saiba Mais Sobre Como Aprender a Vender Aqui.
Crie seu MVP ou Minimum Viable Product
MVP significa mínimo produto viável, que nada mais é do que a primeira versão de um produto, um teste para ver a aceitação do produto no mercado.
Talvez você esteja pensando que criar um produto digital é muito difícil e complexo, mas não é. Comece com o que você tem, e lance seu produto. Dessa forma você vai receber o feedback do seu público e vai ajustando o produto com tempo e conforme as necessidades de seus clientes.
O MVP tem que ser algo bom o suficiente para ajudar alguém, e digno de estar no mercado, caso não tenha isso, é melhor esperar um pouco mais para lançar.
O que pode ser um MVP?
Um curso em vídeo-aulas: você pode criar um curso com área de membros em vídeo-aulas. Basta ter um conhecimento que queira compartilhar com o mundo.
Um eBook: a maneira mais fácil de criar um produto digital é através de um eBook, que é um PDF. Da mesma maneira do curso em vídeo-aulas, basta ter um conhecimento a compartilhar, mas nesse caso o eBook é um livro.
Não tenha medo de correr riscos
Muitas pessoas querem abrir um negócio, mas tem medo do que pode acontecer se não der certo, e isso é perfeitamente normal.
O medo faz parte da vida do empreendedor, quando a gente pára de sentir medo é porque estamos acomodados, estamos conformados com o que já construímos e estacionamos.
Não precisa correr grandes riscos, basta correr riscos calculados, onde você pode prever o que pode acontecer se tudo der errado. Inclusive, você deve estar preparado para caso isso aconteça.
Na vida do empreendedor, basta um acerto para as coisas mudarem, isso mesmo, um acerto muda tudo! Por isso, devemos seguir em frente apesar do medo.
Quando tudo estiver dando certo, as pessoas vão começar a falar que foi sorte, mas você sabe que não foi sorte, você apenas não teve medo de arriscar um pouco mais.
Um grande abraço e sucesso.
“No final de 2012, logo depois que meu pai faleceu, fui demitido do meu emprego em uma metalúrgica, e foi aí que começou a minha jornada empreendedora de verdade, pois decidi nunca mais trabalhar para ninguém. E de lá pra cá venho trabalhando unicamente com a internet, através de programas de afiliados da Hotmart, Eduzz e Monetizze, e canais e blogs de Adsense, que é o que vou te mostrar no meu eBook Como Ganhar R$ 18.073,91 Com YouTube E Blog SEM PRECISAR Vender Nada?”
2 Comentários