COMO SE PROTEGER DE CRIMES NO METAVERSO?
Você sabe como se proteger de crimes no metaverso? Saiba que com o avanço dessa tecnologia muitas coisas podem acontecer nesses ambientes virtuais, inclusive crimes.
Existem uma serie de medidas que você pode tomar para não ser vítima de criminosos virtuais, através desse post a gente vai te mostrar como ficar totalmente protegido.
Lembre-se de compartilhar esse conteúdo com o máximo de pessoas possível, para que mais gente possa ficar ciente de como se proteger nas plataformas de metaversos.
É perfeitamente aceitável dizer que as tecnologias Blockchain e NFT vieram para ficar, o metaverso vem de carona nessas tecnologias, mas ainda não é tão aceito como essas duas.
Todavia, o metaverso tem tudo para dar certo, inclusive muitas empresas grandes estão fazendo parcerias com plataformas de metaverso. A própria escola de samba da Mangueira, do Rio de Janeiro, vai transmitir o seu desfile de carnaval de 2023 através dos metaveros da Upland e Decentraland.
Esse não é um ato isolado, essas parcerias estão cada vez mais corriqueiras e tendem a aumentar nesse novo ano que se inicia, podemos gastar aqui várias linhas de texto citando vários exemplos de parcerias entre empresas e famosos com plataformas de metaversos.
Com toda essa adesão em massa, muitas coisas boas vão acontecer, porém, nem tudo são flores, muitas coisas ruins também virão.
Como se Proteger de Crimes no Metaverso?
Vamos citar aqui apenas algumas dessas coisas ruins e discorrer um pouco sobre o assunto, como eu disse, compartilhe isso em suas redes sociais para que mais e mais pessoas tomem conhecimento, é isso o que importa no final das contas. Vamos ver como se proteger de cibercriminosos.
Leia também: Qual o Metaverso mais Barato Para se Investir Hoje em Dia?
Utilize Senhas Fortes
O roubo de senhas é algo que acontece desde que a internet existe, sempre ouvimos falar de pessoas que tiveram suas redes sociais hackeadas, isso não vai deixar de acontecer no metaverso.
Só que no metaverso tem alguns agravantes porque, além de seu avatar poder ser roubado, que é a sua personificação digital, seu dinheiro também pode ir junto, já que, geralmente, os metaversos possuem uma economia própria com carteiras digitais e criptomoedas.
Tudo isso deve pesar bastante na hora da criação de suas senhas, muitas plataformas já dão dicas de como criar senhas mais seguras, isso é muito legal, mas mesmo assim você pode tomar algumas atitudes para se proteger ainda mais, veja algumas coisas que eu faço:
- Não clicar em links que não são dos sites oficiais;
- Uma parte da minha senha eu anoto para não esquecer e a outra parte é uma palavra que só eu conheço e só existe na minha mente;
Essa última dica é tão boa que, mesmo se eu anotar a minha senha num bloco de notas no meu PC e ele for invadido e minhas senhas forem roubadas, o invasor não vai conseguir acessar meus perfis porque metade de todas as minhas senhas é a palavra que eu inventei e só existe na minha cabeça.
Evite Falar de Sua Vida Pessoal
Essa é uma coisa que eu levo muito comigo, não só na internet mas na vida em geral. Quanto menos as pessoas sabem sobre você, menos elas saberão quais são seus pontos fracos e menos elas poderão usar isso contra você.
É até curioso que na própria Bíblia diz que, o que condena o homem não é o que é entra pela sua boca, ou seja, o que a gente come, mas sim o que sai da nossa boca, ou seja, as palavras. É sempre uma boa estratégia ouvir muito e falar pouco.
Evite também compartilhar dados sensíveis como documentos, telefone, localização atual, endereço residencial, fotos de cartão de crédito, nomes de parentes, enfim.
Estude Sobre o Assunto
Uma boa maneira de se proteger de crimes no metaverso é conhecendo as plataformas e as empresas que fornecem esse serviço, pois cada uma tem suas regras.
Além disso, estudar como funciona uma carteira digital, como fazer transferências, o que são criptomoedas, tudo isso vai te deixar mais por dentro do tema e vai evitar que você erre na hora executar algumas ações dentro do metaverso.
Esteja Sempre Alerta, Não Confie em Ninguém
Muitos criminosos virtuais sabem encontrar vulnerabilidades em sistemas e programas, eles usam essas falhas para fazer ataques e roubar dados dos usuários de determinada plataforma.
Mas o alvo principal desses criminosos não são as empresas porque elas investem milhões em cibersegurança, o alvo mais fácil é sempre o usuário comum, ou seja, você.
Eles utilizam de engenharia social para nos enganar e podem fazer isso de várias formas como, mandando links falsos, copiando sites inteiros, fazendo amizade para ganhar nossa confiança, podem usar até a sedução utilizando mulheres ou homens de boa aparência pensando em golpes futuros, são muitas as estratégias que podem ser usadas para aplicar golpes no metaverso.
Desconfiar de todo mundo pode ser um caminho para evitar prejuízos, desconfie principalmente de pessoas que você conheceu há pouco tempo.
Se você gosta desse assunto e quer começar a sua vida em um metaverso muito promissor e descomplicado, recomendo que entre para o nosso Discord, lá poderemos te ajudar a começar de graça a ter os seus primeiros terrenos virtuais. Entre POR AQUI.