Cresce o número de crimes violentos direcionados a donos de criptomoedas, aponta estudo recente
O investigador de blockchain ZachXBT relatou um aumento significativo de mensagens de pessoas alegando terem sido vítimas de roubos de criptomoedas de forma presencial.
Em um post feito em 10 de outubro, ZachXBT mencionou ter recebido vários relatos de vítimas de invasões domiciliares para roubo de criptoativos, especialmente em regiões da Europa Ocidental, com uma frequência maior em comparação a outras áreas.
Essa mesma observação foi feita em uma mensagem de 27 de setembro em seu canal no Telegram, onde ele afirmou conhecer diversos membros da comunidade cripto que foram roubados sob ameaça de armas nos últimos meses.
Além disso, ZachXBT destacou um caso em que um usuário do X foi roubado em junho de 2024, tendo perdido US$ 4,3 milhões em criptomoedas. Ele mencionou que os criminosos obtiveram acesso às informações pessoais e endereço da vítima após uma violação de dados, permitindo que rastreassem sua localização.
Os ladrões, disfarçados de entregadores, conseguiram invadir a casa da vítima armados com facões, obrigando-a a transferir os ativos para dois endereços de carteira. Segundo ZachXBT, ambos os endereços permanecem inativos até o momento.
Em um alerta, ele aconselhou:
“Essa situação serve como um alerta e espero que ajude na captura dos responsáveis. Para evitar ser alvo, não compartilhe detalhes pessoais ou informações sobre suas criptomoedas com amigos ou nas redes sociais para se exibir.”
Leia também: Jogo Brilliant Crypto estará na Epic Games em breve
Cresce o número de crimes violentos direcionados a donos de criptomoedas, aponta estudo recente
Dados do GitHub indicam que, no último ano, houve pelo menos 15 incidentes de roubos de criptomoedas offline em vários países, 17 casos em 2023 e 32 em 2021.
O site também documenta assaltos pessoais envolvendo criptomoedas desde 2014, quando uma tentativa de extorsão foi feita contra o criptógrafo Hal Finney, que quase perdeu 1.000 Bitcoins, avaliados em US$ 400.000 na época.
Recentemente, Nick Drakon, ex-CEO da Revelo Intel, uma plataforma de pesquisa sobre criptomoedas, relatou em 5 de setembro que foi alvo de um grupo criminoso altamente organizado, que o seguiu e roubou suas criptomoedas, ameaçando sua esposa e filho pequeno.
Ele renunciou ao cargo de CEO após ser forçado, sob a mira de uma arma, a transferir fundos pessoais, da empresa e de investidores.
Em outro caso, em 25 de junho, um homem da Flórida foi condenado por liderar uma série de invasões violentas de domicílios, cujo objetivo era roubar criptomoedas.
Entre dezembro de 2022 e julho de 2023, sua gangue usou de violência, sequestros e intimidação para forçar as vítimas a transferir seus criptoativos para carteiras controladas pelos criminosos.
Entre para a nossa comunidade do Discord para aprender mais sobre jogos Web3 e receber novidades sobre esse tema.