Hoje vamos te mostrar como criar um conteúdo viral na internet, principalmente no Youtube, onde temos alguns cases bem legais para mostrar. Se você quer saber das estratégias que vão viralizar seu conteúdo, fique com a gente até o final.
Talvez você possa achar que é difícil fazer um post ou um vídeo viral, mas se parar para analisar, a maioria dos virais possuem um padrão, e é esse padrão que determina o sucesso de conteúdo nas redes sociais.
Se você não sabe como criar um conteúdo viral, vamos falar em redes sociais, é através delas que qualquer pessoa pode fazer sucesso hoje em dia, e quem sabe até ficar famoso, temos vários cases, como por exemplo os irmãos do Para Nossa Alegria.
No caso dos irmãos, eles não tinham uma estratégia de marketing por trás do vídeo, apenas viralizaram com algo engraçado, mas esse não é o nosso objetivo aqui.
Somos empreendedores e temos que pensar em tudo, antes mesmo de criar o conteúdo e as estratégias de divulgação, por exemplo:
Se você não sabe como criar um conteúdo viral, é muito importante, antes mesmo de criar o conteúdo, saber o tipo de retorno que você quer ter, viralizar por viralizar não adianta muita coisa!
Tá legal meu amigo, mas e agora, como eu crio um conteúdo viral? É uma boa pergunta, vamos tentar responder agora, siga-me os bons!
Abaixo, eu pontuei as principais dicas para conseguir alcançar esse objetivo, embora saibamos que não existe regra e que é demasiadamente difícil, você pode muito bem ficar fera nisso, e acertar mais vezes em suas estratégias de viralização de conteúdo.
É um tipo de conteúdo que é altamente compartilhado pelas pessoas nas redes sociais. É como um tipo de vírus, que se propaga em larga escala, passando de usuário para usuário.
Muito blogueiros e YouTubers sonham com um viral, aquele conteúdo que vai multiplicar seus seguidores e levá-los de vez ao estrelato.
Em se falando de YouTube, além do ótimo roteiro, é muito legal saber técnicas de edição e efeitos em vídeo, isso vai ajudar bastante no processo de viralização!
Porém, não é tão simples assim, criar um conteúdo viral requer trabalho, empenho e também é interessante saber reconhecer o que faz as pessoas compartilharem um conteúdo e outro não.
Como dissemos no começo desse artigo, existem padrões a serem seguidos, não é qualquer conteúdo que faz as pessoas clicarem no Share e passarem adiante, é preciso mexer com o usuário de alguma forma, veja algumas das principais dicas para fazer isso.
Conteúdo emocional: mexer com emocional sempre funciona, as pessoas possuem seus valores e crenças, quando tocamos nisso, a tendência é que as pessoas se identifiquem de alguma forma.
Conteúdo engraçado: trabalhar com o humor nos seus textos de blog e vídeos vai ajudar muito, não precisa ser o rei do humor, mas uma pitada de alegria vai ajudar sua obra a ser mais compartilhada!
Conteúdo com teor de urgência: quem nunca compartilhou a foto de uma criança que ia ser ajudada por cada compartilhamento que alguém fizesse, levanta a mão? (\o/). A maioria desses casos são mentira (eu diria todos), mas muitas pessoas se sensibilizam e compartilham, fazendo aquilo ser tornar mega viral.
Vejas algumas dicas preciosas para criar um conteúdo épico e que pode ser compartilhado muito mais facilmente.
O primeiro passo para criar um conteúdo compartilhável é ter uma boa noção de roteiro. Se você tem problemas com a escrita, seria interessante fazer um curso de redação ou de roteirista, creio que isso vai te levar para o próximo nível e te diferenciará da concorrência.
Se você sabe escrever bem, além de conteúdos para blogs, sites e portais, você também vai poder criar ótimos roteiros para seus vídeos, alargando seu campo de atuação e aumentando suas chances de viralizar seus conteúdos em lugares diferentes.
Isso é algo que eu estou procurando melhorar, recentemente comprei um curso de redator, ainda é recente e estou estudando ele (por isso, ainda sou um bosta na escrita), recomendo para quem quer aprender a escrever bons roteiros e redações na internet ou até fora dela.
Sabemos que, as palavras tem poder, e quando sabemos usá-las da maneira correta, a tendência é que as pessoas se conectem com o nosso texto e passem adiante como forma de gratidão ou por qualquer outro motivo.
Um texto foda possui algumas características, veja algumas delas e tente executar da próxima vez que você estiver escrevendo!
O texto não é raso: um bom texto não pode ser raso, ou seja, um texto superficial. Sabe aqueles conteúdos de 500 palavras que não dizem muita coisa? Pois é, esse é um texto raso.
Claro que nem todos os textos de 500 palavras são ruins, mas a maioria deles não possuem estatísticas dos fatos apresentados, links de ligação para fontes confiáveis de notícias, e muito menos aprofundamento. O que deixa o texto um pouco superficial.
Possui tópicos e listas: um texto foda é escaneavel, é divido em tópicos e listas para que as pessoas saibam onde encontrar os assuntos que interessam a elas. Para se tornar viral, um texto precisa ser de fácil leitura e entendimento.
Trabalha com o emocional: o bom texto precisa trabalhar com as emoções do avatar, por isso, é muito importante estudar Copywriting, que são técnicas de escrita que falam com o emocional das pessoas, gerando não só compartilhamentos, mas também seguidores fiéis e vendas de produtos.
Caso queira saber mais sobre Copywriting, clique aqui e baixe esse Ebook Gratuito!
O texto possui um objetivo final: sim, todo texto deve possuir um objetivo para se tornar viral. Não adianta escrever por escrever, é preciso saber o porquê você quer viralizar esse conteúdo, pense nisso!
Um dos segredos para criar um viral é falar de temas muito procurados no Google. Por exemplo, em certas épocas do ano, existem assuntos mais pesquisados como Big Brother ou Master Chef, talvez esses programas se encaixem de alguma forma com seu nicho, então, por que não criar conteúdo sobre isso? Você pode usar analogias...
Para saber quais assuntos estão sendo mais pesquisados no Google, você pode usar uma ferramenta gratuita chamada Google Trends, ela vai te mostrar os assuntos do momento no Brasil e no mundo.
Em meu canal de saúde, eu fiz um vídeo que me gerou quase 2 milhões de visualizações até agora, isso porque usei uma dor muito pesquisada no Google, que é uma doença. Nesse vídeo nós ensinamos algumas possíveis soluções para acabar com a doença, e acabei recebendo muitos feedbacks positivos de pessoas que fizeram e deu muito certo. \o/
No meu Ebook "Como ganhar R$ 18.073,91 no YouTube Sem Precisar Vender Nada?" eu mostro qual é o canal e falo desse vídeo e de outros também.
Um dos conteúdos que mais viralizam são aqueles com resoluções de problemas, pois as pessoas querem algo que resolva os problemas de suas vidas.
Antes mesmo de começar a escrever, pense no que seu artigo ou vídeo vai ajudar as pessoas, será que no final seu conteúdo merece ser compartilhado? E por que?
Um exemplo de conteúdo viral são as denúncias, quem aqui nunca compartilhou uma denúncia? Algo que te fez ferver a cuca ou que te fez sentir raiva?
Claro que devemos tomar cuidado com as Fake News* da vida, que estão espalhadas aos montes na internet e atrapalham a vida de muita gente, mas ainda assim, as pessoas adoram compartilhar artigos e vídeos de denúncias. Veja o exemplo abaixo:
Inclusive, o vídeo desse canal não pode ser acessado devido a um mandado, então, cuidado aí com seus virais rsrs.
Outra solução que também é bastante compartilhada, são as possíveis respostas para charadas ou curiosidades do momento, quem aqui não lembra daquele vestido Azul ou Dourado?
É importante ficar atento ao que está acontecendo no momento, eu não gosto muito de ver televisão, mas só assisto algumas coisas para me atualizar sobre algo que esteja sendo amplamente debatido pelo publico em geral e pelos veículos de notícias.
Dessa forma, eu consigo achar alguma coisa que possa usar como conteúdo comparativo em alguns dos meus sites ou canais do YouTube, fazendo possíveis analogias entre o fato ocorrido e o que isso pode ajudar ou interferir na vida das pessoas no nicho de mercado em que atuo.
Usar os gatilhos mentais vai ajudar muito nesse processo de viralização de conteúdo, sua mensagem precisa tocar o usuário de alguma forma, caso contrário nada vai funcionar.
Existem mais de 100 gatilhos mentais, mas nessa estratégia, os que mais devem ser usados são esses que vou citar agora:
Ninguém gosta de ver outras pessoas sofrendo (pelo menos maioria de nós), e quando você cria um conteúdo expondo coisas desse tipo, como por exemplo as denúncias que citei no começo do artigo ou conteúdos que tratam de ações humanitárias, descaso e etc...
Existem dezenas de maneiras de criar conteúdos desse tipo, mas, geralmente, os vídeos tendem a viralizar mais do que textos, como nesse exemplo abaixo do Lucas Lira do canal Invento Na Hora. Se quiser assistir, clique na imagem ou no link abaixo da imagem.
No vídeo ele ajuda pessoas carentes que moram na rua ou que passam algum tipo de dificuldade financeira, o resultado foi que muitas pessoas viram, gostaram e compartilharam.
Esse gatilho mental também é bastante usado para viralizar conteúdos, isso acontece porque pessoas que assumem um compromisso, geralmente tentam cumprir suas palavras.
Por exemplo, em um vídeo da copa do mundo de 2014, esse gatilho mental foi muito bem usado. No vídeo, que era uma animação, os melhores jogadores do mundo foram desafiados por seus clones robôs, para um jogo de futebol, quem perdesse sairia de cena para sempre.
Os melhores jogadores do mundo assumiram o compromisso de dar a vida em campo, para que o futebol arte nunca se acabe, e no final.... Bom, não vou contar, se você não viu, assiste aí clicando na imagem:
Não preciso nem dizer que essa animação foi um grande sucesso, e o gatilho mental do compromisso/coerência foi muito bem usado!
O gatilho da prova social também é excelente para viralizar conteúdos, visto que as pessoas gostam daquilo que é popular. Por exemplo, se todo mundo está usando algo, a tendência que isso se alastre ainda mais.
Foi isso que aconteceu com aplicativo o Dubsmash (aplicativo de dublagem), muitos famosos começaram a usar em seus perfis do Instagram, fazendo pequenas dublagens engraçadas. Automaticamente seus seguidores também começaram a baixar, gerando assim mais de 20 milhões de downloads do aplicativo.
Caso você queira ficar fera em gatilhos mentais e persuasão para vender seus produtos ou viralizar seus conteúdos, dê uma olhada nisso aqui!
As pessoas são muito visuais, não só na internet, mas na vida em geral. Uma imagem forte pode chocar muitas pessoas e dependendo do que for, pode ajudar demais no processo de viralização.
Haja visto que mortes, acidentes e jovens YouTubers tomando banho de Nutella serem coisas bastante compartilhadas nas redes sociais, eu mesmo já recebi coisas horríveis, não dava nem pra ver!
Claro que é preciso tomar muito cuidado com isso, não saia por aí compartilhando mortes e acidentes, quando eu falo em usar imagens fortes, é para usar imagens que chamam a atenção e que geram cliques para seu site ou produto. Também não compartilhe pessoas tomando banho de Nutella. :-P
Quando um conteúdo é de utilidade pública, ele é mais propenso a ser compartilhado, porque quando nós compartilhamos conteúdos desse tipo, nos sentimos, de alguma forma, úteis para as pessoas.
Uma boa estratégia para criar conteúdos de utilidade pública é atuando em nichos como esses abaixo:
Esses nichos possuem uma alta aceitação do público e tendem a ser compartilhados quando bem feitos. São assuntos relativamente sérios, adicionar um pouco de humor vai ajudar você a se destacar.
Fazer uma boa chamada para ação é essencial para gerar engajamento com seu público, isso é muito importante, porque muitas pessoas só vão clicar em compartilhar se você pedir para elas fazerem isso!
Você pode dar um up nesse pedido usando os gatilhos mentais que ensinamos aqui nesse artigo, ou pode usar os outros, como eu disse, são mais de 100!
Uma boa técnica é dizer que quem compartilhar tal conteúdo, está gerando valor para outras pessoas, ou está ajudando a espalhar tal conhecimento que pode mudar vidas etc...
Faça as pessoas se sentirem úteis ao compartilhar seu conteúdo!
Quando seus artigos e vídeos começarem a receber comentários, não hesite em responder o quanto antes. Pois comentário também é conteúdo, e o Google também conta como tal.
No YouTube, vídeos que recebem muitos likes, compartilhamentos e principalmente comentários, são colocados nas primeiras posições das buscas orgânicas. Ainda mais se esses comentários são feitos nas primeiras horas em que o vídeo foi lançado!
Mas, tenha cuidado em moderar os comentários através das palavras negativas, isso vai te poupar dor de cabeça caso você monetiza seus vídeos de alguma forma, seja através de programas de afiliação ou de Google Adsense.
YouTube está punindo canais com comentários ofensivos e como bloquear isso
Se você é blogueiro ou YouTuber e não sabe como criar um conteúdo viral que engaje seus seguidores, essa dica é sensacional:
Nunca peça para seus comentaristas pararem com um debate, caso ele aconteça. Ao contrário, coloque mais lenha na fogueira e participe também.
Lembre-se que, quanto mais comentários seu vídeo receber, mais viral ele pode se tornar, portanto, responda os comentários, faça perguntas e incentive os debates.
Essas são apenas algumas dicas de como criar um conteúdo viral, espero que tenha gostado. Não se esqueça de compartilhar, e se inscrever nesse site para receber nossas atualizações. Clique aqui, se inscreva e baixe nosso Ebook.
* Fake News = Notícias falsas criadas para enganar ou conseguir alguma outra vantagem. Essas notícias muitas vezes parecem verdades, mas são obras de manipulação.
Até a próxima.
O artigo "Como criar um conteúdo viral: Estudo de caso com vídeos no Youtube" não pode ser reproduzido sem a autorização prévia do autor!
"No final de 2012, logo depois que meu pai faleceu, fui demitido do meu emprego em uma metalúrgica, e foi aí que começou a minha jornada empreendedora de verdade, pois decidi nunca mais trabalhar para ninguém. E de lá pra cá venho trabalhando unicamente com a internet, através de programas de afiliados da Hotmart, Eduzz e Monetizze, e canais e blogs de Adsense, que é o que vou te mostrar no meu eBook Como Ganhar R$ 18.073,91 Com YouTube E Blog SEM PRECISAR Vender Nada?"
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!