Como fazer Marketing de conteúdo do jeito certo
O mercado atual é baseado em boas estratégias de marketing, aliadas a um bom atendimento e modos de atuação da empresa. O Marketing, mais que em todo e qualquer outro momento, se tornou uma ferramenta de suma importância para a sobrevivência de um negócio.
Neste sentido, é preciso não somente lançar mão do marketing, mas também, de estratégias e conteúdos que chamem à atenção do cliente, de modo que ele sinta interesse por aquele produto, bem, ou serviço.
Nesse artigo vamos ensinar como fazer marketing de conteúdo do jeito certo. Com ideias simples, mas que podem renovar a sua forma de fazer marketing, possibilitando grandes conquistas em pouco tempo.
Ok, agora vamos nos aprofundar mais sobre o que é marketing e porque toda empresa deve ter uma boa estratégia de conteúdo para atrair seus potenciais clientes.
Proveniente da língua inglesa, marketing significa mercadologia, ou seja, o estudo das causas objetivos e resultados que serão encontrados através das distintas formas que a empresa lida com um mercado.
Para se obter um bom resultado com marketing de conteúdo é preciso explorar, criar, entregar algo que tenha sentido e valor para as pessoas de modo que elas aceitem isso.
O marketing deve entender e entregar o que seu público alvo quer, dando solução aos seus mais variados problemas.
Quando um cliente procura por algo, na verdade ele está procurando uma solução para seu problema. O marketing de conteúdo facilita esta busca, de modo que o cliente não apenas solucione seu problema, mas, se encante por esta solução.
Neste sentido, sabemos que o marketing agrega valor à mercadoria. Dá importância e sentido para aquele produto.
Por isso, algumas estratégias devem serem levadas em conta, entenda mais sobre como fazer marketing de conteúdo do jeito certo lendo nosso artigo até o fim.
Para se produzir um marketing que realmente vai desenvolver bons frutos é preciso entender sobres seus quatro pilares, também chamados de 4 P’s. São eles:
1º Preço – O preço será o valor que você determinará para sua mercadoria. Além disso, é preciso definir os modos pelo quais você vai fazer a cobrança de seus produtos.
2º Praça – A praça é definida como o local onde o produto tem comércio, ou seja onde ele será vendido.
3º Produto – Neste ponto, é preciso deixar bem claras as características do produto e o modo como elas são colocadas para que as pessoas tenham interesse.
4º Promoção – Trata-se de divulgação do produto ou serviço para que possa chamar à atenção do público alvo.
Porém, com o advento da internet, em vários cenários, eles não se encaixaram de modo perfeito. Mas servem como um norte para que você desenvolva um bom marketing de Conteúdo.
Para entender como fazer marketing de conteúdo do jeito certo, é preciso compreender que existem várias ferramentas que podem ser trabalhadas. Porém, algumas delas caiu em desuso, ou são pouco utilizadas, mas, atingem certa parcela do público.
Antigamente, as estratégias de marketing estavam voltadas para os conteúdos de revistas, jornais, rádio e televisão. Hoje em dia, existem muitas empresas que ainda utilizam desse meio para se comunicar.
O fato é que, a era digital tem mudado o comportamento das pessoas. As revistas e jornais foram trocados por sites e blogs de notícias. A televisão foi trocada pelas plataformas digitais de filmes e séries como a NetFlix. Enquanto que o rádio, foi trocado por aplicativos de música.
Se antes as influências eram as modelos de revistas e jogadores de futebol, hoje, mesmo ainda fazendo parte deste grupo, os digital Influencers, traduzindo Influenciadores digitais ditam as regras de beleza, moda e comportamento.
É um fato inegável e irreversível. A tecnologia tem tomado cada vez mais espaço na vida das pessoas e no modo como elas se comportam. As pessoas, em poder de seus Smartphones lêem, dão opinião, fazem compras, trabalham e se divertem.
Neste sentido, fazer marketing de conteúdo do jeito certo implica em ideias de cunho inovador, direcionadas a este tipo de público. E este tipo de público consiste na maioria da população que fez da internet seu apoio.
O conceito dos 4 P’s então, precisa se encaixar ao marketing digital, e os modos e estratégias utilizados neles.
A partir de agora vamos te mostrar as principais estratégias e ferramentas de conteúdo, são estratégias que muitas grandes empresas já estão aderindo, e nós, pequenos empreendedores, não devemos fazer vista grossa.
Facebook, Instagram, Twitter entre outras redes sociais, são uns dos melhores modos de se fazer marketing digital.
Primeiramente porque eles são ferramentas gratuitas. E segundo é porque a maioria das pessoas possui uma conta neles.
Para tanto, pesquise seu público alvo, crie grupos e comece a trabalhar. A dica válida aqui é: coloque fotos de qualidade em suas páginas. As pessoas não se interessam por textos, mas sim, por imagens. E como já dizia o velho ditado “ uma imagem vale mais que mil palavras”.
Aprenda como fazer Marketing de conteúdo do jeito certo, e desenvolva frases curtas apenas com informações pertinentes, tais como preço, garantia, formas de pagamentos, formas de entrega e qualificações.
Se você deseja dar mais destaque e informar todos os detalhes sobre o seu negócio, monte um site ou um blog.
Ter um site significa que você pode mostrar não somente o produto em questão, mas, a missão e valores de sua empresa, qualificações de seus funcionários. Além de realizar vendas diretas através do próprio site.
Você pode usar como apoio as redes sociais para divulgar seu site. E, ao contrário das redes sociais, onde os textos devem ser curtos e objetivos. Ter um site permite que você coloque cada detalhe do seu produto, de forma que o cliente explore-o e encontre as melhores soluções.
O Youtube pode ser utilizado de 3 maneiras possíveis para que seu negócio dê certo:
Eu gosto bastante do YouTube, pois nele consigo monetizar meu conteúdo de várias formas, seja através de venda de produtos ou até mesmo ganhando dinheiro SEM PRECISAR VENDER NADA!
Através do e-mail é possível separar uma lista na qual você enviará mensagens promocionais de seus produtos, além de entregar peças de conteúdo, como blog posts, vídeos e infográficos.
A lista de e-mails é considerada um dos melhores ativos de um empreendedor digital que trabalha com marketing de conteúdo, pois sabemos que as redes sociais não estão sob nosso controle, e qualquer momento podem ser esquecidas pelos usuários, você lembra do Orkut?
A melhor maneira de criar suas listas de e-mails é oferecendo uma recompensa para quem se cadastrar em seu site, assim como faço aqui nesse blog. Essa recompensa pode ser um eBook, ou uma vídeo-aula.
Estas dicas e estratégias são bem importantes para que você saiba de uma vez por todas como fazer marketing de conteúdo do jeito certo e conquistar muitos clientes fiéis através da internet.
Espero que tenha gostado.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!