Apesar da queda brusca no mercado de NFTs a partir do final de 2021, muitos especialistas, como Sui Chung, CEO da CF Benchmarks, ainda acreditam muito no potencial do mercado.
Além disso, muitos estúdios de criação de games estão adotando as NFTs como parte do negócio, isso mostra que as empresas de games também estão de olho nessa tendência e tendem a implementar, cada vez mais, essa tecnologia em seus jogos.
Outra coisa interessante que também já podemos perceber é a forte adoção da criação de avatares digitais por parte das celebridades, aqui mesmo no Brasil tivemos atrizes como Deborah Secco, Juliana Paes e muitas outras criando suas avatares digitais, alguns homens famosos também.
Redes sociais descentralizadas também podem aparecer em 2023, já temos algumas interessantes como a Cos.tv e a Odysee, ambas as plataformas trabalham com o modelo de monetização em criptomoedas.
Muitas pessoas defendem a regulação do mercado de NFTs e criptomoedas, embora isso vá contra a ideia original desse mercado que é dar poder ao usuário. Caso haja uma regulação, a aceitação pode ser maior, pois muitas pessoas ainda não se sentem seguras para investir em um mercado não regularizado.
Apesar da retração do mercado a partir do final do 2021, muitas empresas não ficaram em cima do muro e adentraram ao mercado, podemos falar da Nike, que lançou uma coleção de NFTs de muito sucesso recentemente.
"Acredito que esta é uma tendência que prosseguirá em alta e que tende a se acelerar ainda mais no ano que vem. NFTs são um meio para diversos fins. Para marcas e criadores de conteúdo eles são uma nova avenida para geração de valor e engajamento. Então, acho que o que nós vimos até agora é só o começo", destacou Chung.
Chung também destacou a oportunidade que os NFTs trazem para os músicos de se conectarem com seus fãs:
"Hoje você pode pagar US$ 1.000 para ir a um show de Katy Perry na área vip ou você pode assinar o Spotify e ouvir as músicas dela como um bilhão de pessoas. Mas há inúmeras oportunidades entre estes dois extremos que podem ser exploradas através de NFTs. Por isso eu acredito que este será um setor muito interessante de se observar em 2023."
Muitos artistas se manifestaram em 2022 através de suas artes em NFT, desde o grande artista ao pequeno que mora em comunidades do Brasil e do mundo. Para Chung, as NFTs devem ser interpretadas como uma manifestação cultural baseada, cada vez mais, em comunidades.
Siga nosso site para receber mais notícias sobre NFTs, criptomoedas e metaverso.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!