Você sabe o que é um nômade digital e como se tornar um? Pois é meu nobre colega, nesse post vou falar tudo sobre isso. Vou falar também sobre os principais destinos dessas pessoas que trabalham viajando pelo mundo, são lugares magníficos e com toda certeza vão te inspirar!
Se você tem o sonho de trabalhar de qualquer lugar do mundo, fazendo seus horários e tendo mais liberdade, fique com a gente até o final.
Já vamos explicar o que é um nômade digial. mas antes disso, se você não quer perder nenhum de nossos artigos, se inscreva no nosso site para receber tudo que postarmos em primeira mão, ao se inscrever no site você vai ganhar o Ebook: 13 ideias para trabalhar em casa por conta própria!
Tenho notado ultimamente que mais e mais pessoas estão aderindo ao nomadismo digital, ou seja, eles trabalham ao mesmo tempo que viajam, e isso vem acontecendo, não só por causa do crescimento da tecnologia e internet, mas também pelo desejo das pessoas de serem mais livres.
Pense bem, quem não quer passar a vida viajando e trabalhando de qualquer lugar do mundo? Parece um sonho, mas já é realidade para milhares de pessoas no mundo todo, inclusive para muitos brasileiros!
Tem até um livro que fala sobre isso aqui.
Claro que, nem todo mundo que quer mais liberdade quer ser nômade digital, muitas pessoas só querem trabalhar de casa e ficar mais perto da família, as pessoas são diferentes e isso é muito legal.
Acho que já dei uma pincelada nos parágrafos acima, mas vou resumir aqui para você entender melhor e ter mais informações sobre esse estilo de vida.
Segundo a Wikipédia, nômade digital é todo aquele que aproveita da tecnologia para realizar as tarefas de sua profissão enquanto viajam pelo mundo, sem depender de um local fixo de trabalho, pois trabalham remotamente através da internet.
Qualquer pessoa pode viver esse estilo de vida, basta procurar uma profissão que se adeque a essa realidade. Se você for parar para observar, sua profissão já até permite isso e você não sabe.
Pessoas que vivem no nomadismo digital buscam a liberdade, até antes mesmo do dinheiro, pois sabem que não adianta ganhar milhões de reais e estar preso em um escritório, olhando pela janela um mundo fantástico lá fora.
Como eu já disse, a tecnologia ajuda muito nisso, pois ela está multiplicando o número de nômades digitais, veja mais sobre isso nesse artigo aqui!
Vou te mostrar aqui as melhores maneiras para se obter esse estilo de vida, caso você tenha esse desejo ardente dentro de você, eu creio que essas dicas vão te ajudar bastante!
Eu, particularmente, não sou muito de viajar o mundo, prefiro trabalhar em casa fazendo meus horários e tendo minhas rotinas. Mas, não descarto, em um futuro próximo, fazer algumas viagens pelo mundo, principalmente nesses países do sudeste da Ásia, vou falar dos principais destinos dos nômades digitais daqui a pouco. 8-)
Funcionário home office: é aquele que trabalha em uma empresa com carteira assinada, no regime CLT, e executa uma função no computador. Mas, ao invés de ficar no escritório da firma, ele trabalha remotamente em casa. Isso pode ser acordado entre o chefe e o empregado, nada que uma boa conversa não resolva!
Trabalhando com conteúdo online: esse tipo de nômade é aquele que trabalha com a criação de conteúdo na internet, ou seja, ele cria artigos para blogs, ele faz vídeos para o YouTube e etc. Normalmente ganha dinheiro através de anúncios e patrocinadores.
Se você tem uma especialidade ou gosta de falar de um determinado assunto, por que não começar a falar sobre isso na internet? Existem vários negócios que começaram como hobby, e hoje são verdadeiras máquinas de gerar dinheiro, seja em forma de blog ou canal no YouTube.
Vendendo produtos digitais ou físicos: outra opção é vender produtos físicos ou digitais através da internet, esse tipo de nômade normalmente cria produtos próprios ou é afiliado de produtos de terceiros, dessa forma ele gera uma boa renda com estratégias de vendas online.
Esse tipo de nômade trabalha com plataformas de venda de produtos e infoprodutos, como a Hotmart, Eduzz, Monetizze, Amazon, Clickbank e muitas outras!
Se quiser conhecer mais a fundo esse lance de trabalhar viajando pelo mundo, leia o artigo abaixo:
21 Negócios ou empregos para trabalhar viajando
Claro que nem tudo são flores, como toda profissão, existem as vantagens e as desvantagens, cabe a você pesar na balança e ver se é ou não para você!
Amigos em todo o mundo: uma grande vantagem é a possibilidade de fazer amigos em vários lugares do mundo, essas amizades podem te ajudar até com hospedagem, caso você volte para aquele lugar algum dia.
Aceitação de culturas diferentes: com o excesso de viagens e o acúmulo de conhecimento, a gente acaba que aceitando com mais facilidade novas culturas. Pra quem não viaja muito, aceitar certos costumes é bem difícil, principalmente no começo!
Novas perspectivas: todos nós precisamos analisar a vida de uma perspectiva diferente, um nômade digital possui muitas maneiras diferentes de enxergar a vida, o que acaba lhe dando novas maneiras e jeitos de enxergar os problemas da vida, e isso ajuda até a resolver esses problemas de maneiras muito mais criativas.
Inglês fluente: outra grande vantagem de ser um nômade digital é poder treinar outros idiomas na prática, inclusive o Inglês. A melhor maneira de ficar fluente em um idioma é viajando e conversando com nativos de países diferentes, seis meses de prática valem muito mais do que dois anos desses cursos de idiomas que temos por aqui.
Mais flexibilidade: quem não quer ter mais flexibilidade na vida? Pois é, o estilo de vida de um nômade favorece isso, pois podem fazer seus próprios horários, podem trabalhar de onde quiser e ainda podem fazer outras adaptações, caso haja alguma necessidade ou emergência.
Nova vida: ser um nômade digital é ter uma nova vida, é se livrar de todas as coisas que podem prender um ser humano, como imóveis, objetos de valor e um emprego fixo. Quem experimenta dessa vida jamais quer voltar atrás, pelo menos é o que vemos por aí.
Agora vou te mostrar algumas das desvantagens desse estilo de vida, porque nem tudo é perfeito. Acompanhe comigo.
Algumas amizades superficiais: isso mesmo, é possível fazer boas amizades em diferentes países, mas não há como negar que algumas dessas amizades não passarão de algo superficial. Porque, dependendo do tempo que você permanecer em um local, não dará tempo para conhecer a fundo algumas pessoas.
Saudades da família: apesar do avanço da tecnologia ajudar no contato com a família, as vezes a saudade bate forte, aí não tem coração que aguente. Mas lembre-se que, a qualquer momento existe um voo direto para os braços da sua família. ;-)
Saudades do seu país: de vez em quando também bate aquela saudade do país de origem, pois a nossa pátria sempre será o nosso lugar, apesar de todos os problemas que temos por aqui e que as outras nações também possuem.
Para isso acontecer, você precisa estar ciente do que fazer, ou como quer trabalhar daqui pra frente. Talvez a sua profissão já até permita isso.
Se você trabalha em um escritório e acha que consegue trabalhar de casa, por que não conversar com seu chefe sobre isso? Apresente a ele uma proposta de produtividade e o convença de que trabalhar em casa vai trazer menos gastos para a empresa e vai gerar mais resultados.
Muitas empresas vão até gostar da proposta e aceitar, caso sua empresa não concorde, você pode criar seu próprio negócio pela internet, ideias é o que não falta!
Se você não sabe como se tornar um nômade digital, a principal dica é encontrar algo que você possa fazer de qualquer lugar, seja na sua própria casa ou de qualquer lugar do mundo, usando apenas um computador com uma conexão razoável com a internet.
Você pode usar uma das 3 dicas que citamos anteriormente nesse artigo, mas se quer algo mais detalhado, vamos preparar um artigo com pelo menos 19 dicas para você trabalhar como nômade digital, aguarde!
Para te inspirar mais e te ajudar na sua decisão de trabalhar de qualquer lugar do mundo, vamos te mostrar 7 dos principais destinos dos nômades digitais. Esses lugares sãos os preferidos porque neles é possível buscar aventuras, como escaladas em montanhas, praias paradisíacas e até lugares com costumes mais exóticos.
Chiang Mai é um dos principais destinos dos nômades digitais, porque o clima é bom, os Tailandeses são bem receptivos e o custo de vida por lá é bem barato, até comparado aqui com o nosso país. Visto que o nosso Real vale até 13 Baht THB, moeda local.
Além disso, existem muitos cafés que possuem uma boa internet com wi-fi, onde é possível executar as tarefas de trabalho de um nômade que empreende pela internet.
Em Bali, na Indonésia, o custo de vida é baixíssimo e pode-se viver uma vida de extrema qualidade. Além disso, lá é possível se alimentar bem e de maneira super saudável, isso é uma grande vantagem do local.
Sem falar no clima que também é ótimo, existem cafés com internet de alta velocidade e wi-fi, tudo que um nômade digital precisa para ser feliz. :lol:
Portugal também é um local muito requisitado pelo nômades digitais, porque é na Europa, onde é possível viajar o continente inteiro de trem, e a qualidade de vida por lá é excelente.
Os brasileiros são sempre muito bem vindos por lá, e o idioma ajuda bastante nisso. O único ponto fraco é a moeda, o Euro está um pouco alto, se comparado com Real. Mas, se você é um nômade digital que gosta de economizar, não precisa ficar tanto tempo em lugares mais caros.
O custo de vida na Irlanda também não é tão baixo por causa da zona do Euro. Mesmo assim, muitos brasileiros optam por ir morar lá, não só os nômades digitais, mas existem muitos estudantes fazendo intercâmbios, e muitas pessoas que vão para lá trabalhar e ganhar em Euro.
Para quem quer ir morar na Irlanda e trabalhar lá, o salário mínimo do país é de 9,15 Euros por hora. Se considerarmos uma pessoa que trabalha 8 horas por dia, de segunda a sexta, e convertendo esse salário para o Real, teremos mais de R$ 6.400,00 - considerando que hoje o Euro vale R$4,00.
A Colômbia é nova no radar dos nômades do mundo todo, o que já foi um caos, hoje é um país seguro, com uma internet de alta velocidade, com uma vida noturna agitada e um clima quente.
San Diego é um dos berços do empreendedorismo, pois lá se encontra muitos empreendedores digitais do mundo todo, além disso, é a casa do Vale do Silício, local mundialmente conhecido por inspirar novas tendências e tecnologias.
San Diego também conta com belas praias, bares e cafés com internet de grande qualidade, com certeza é o sonho de muitos nômades digitais!
Morar na Argentina não é muito caro e possui muitos empreendedores digitais por lá também. O idioma não é dos mais difíceis de se aprender e entender, e também possui bares e cafés com boa internet para se trabalhar.
O primeiro passo para ter essa liberdade de um nômade digital é encontrar um trabalho que possa ser feito de qualquer lugar e que lhe garanta a renda necessária para viajar o mundo sem preocupar com parte financeira, e a internet está aí para isso.
Estamos vivendo uma verdadeira revolução digital, onde muitos empregos vão passar a ser digitais e outros vão até deixar de existir.
Com isso, mais pessoas vão passar a empreender online, isso é o futuro e não há mais como fugir disso. Infelizmente, essa matéria não se aprende na escola, por isso, temos muitos jovens desesperados procurando empregos que estão cada vez mais escassos, e a tendência é piorar, porque estamos vivendo uma nova era, a era digital.
Caso você queira aprender a como ter essa liberdade para viajar o mundo ou apenas para trabalhar de casa, se inscreva no nosso site para acompanhar nossos próximos artigos, vamos te ajudar com seu negócio através da internet!
Clique aqui e baixe nosso GUIA GRATUITO com 13 ideias para você trabalhar em casa por conta própria!
Até a próxima.
O artigo "O que é um nômade digital e como se tornar um" não pode ser reproduzido sem a autorização prévia do autor.
"No final de 2012, logo depois que meu pai faleceu, fui demitido do meu emprego em uma metalúrgica, e foi aí que começou a minha jornada empreendedora de verdade, pois decidi nunca mais trabalhar para ninguém. E de lá pra cá venho trabalhando unicamente com a internet, através de programas de afiliados da Hotmart, Eduzz e Monetizze, e canais e blogs de Adsense, que é o que vou te mostrar no meu eBook Como Ganhar R$ 18.073,91 Com YouTube E Blog SEM PRECISAR Vender Nada?"
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!