A Rússia anunciou planos ambiciosos para construir pools de mineração de Bitcoin em diversos países do bloco BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
A iniciativa, sob liderança do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) em parceria com a BitRiver, maior empresa de mineração de criptomoedas da Rússia, foi revelada durante o Fórum Empresarial do grupo, focado em fortalecer as economias emergentes.
A construção desses pools de mineração visa não apenas expandir a presença da Rússia no setor de Bitcoin, mas também integrar tecnologias de inteligência artificial (IA) nos processos de mineração.
O CEO da BitRiver, Igor Runets, destacou a importância do projeto. Conforme afirmou, a parceria com o RDIF permitirá “a criação de uma infraestrutura baseada na mineração de Bitcoin”, com foco na construção de centros de dados especializados em computação de alto consumo energético.
Leia também: Javier Milei fecha Receita Federal da Argentina e avança com o Bitcoin
A iniciativa reflete o esforço do bloco BRICS em promover a cooperação econômica e política entre seus membros. Além disso, é uma forma de buscar alternativas ao dólar nas transações internacionais.
A desdolarização tem sido uma prioridade para o grupo. Nesse sentido, a mineração de Bitcoin pode desempenhar um papel fundamental nesse processo. Isso porque a atividade oferece uma alternativa descentralizada e resistente às pressões geopolíticas e financeiras tradicionais.
O Fundo Russo de Investimento Direto, criado pelo governo russo em 2011, tem como objetivo atrair capital estrangeiro para o país e já investiu em mais de 100 projetos.
A parceria com a BitRiver é estratégica. Afinal, empresa já opera 21 centros de dados na Rússia e está construindo outras 10 instalações focadas em computação intensiva.
O CEO do RDIF, Kirill Dmitriev, ressaltou a importância de expandir a capacidade dos centros de dados nos países do BRICS, destacando que o desenvolvimento de infraestrutura para IA e mineração de Bitcoin é uma prioridade para a Rússia e seus parceiros no bloco.
Ele afirmou que “a construção de potentes centros de dados permitirá que os países do BRICS liderem a revolução digital e tecnológica global”.
Recentemente, a Rússia legalizou a mineração de Bitcoin, com uma nova lei assinada pelo presidente Vladimir Putin em agosto. A regulamentação permite que empresas russas e empresários individuais registrem suas operações de mineração.
Imagine estar rodeado de pessoas com os mesmos objetivos, trocando ideias e estratégias diariamente para crescer juntos. Não fique de fora! Entre agora para a nossa comunidade no Discord e dê o próximo passo rumo ao seu sucesso na Web3.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!