10 erros comuns no marketing digital que você PRECISA EVITAR!

Nesse artigo vou te mostrar 10 erros comuns no marketing digital que você precisa evitar se quer ter sucesso empreendendo pela internet.

Quando estamos começando a empreender na internet é normal cometermos muitos erros, alguns até grotescos, mas isso faz parte do aprendizado, por isso, devemos errar rápido e corrigir o erro mais rápido ainda, no final, o que fica é sempre uma boa lição.

Me lembro que no inicio de minha jornada no marketing digital cometia vários erros, fazia coisas como colocar layout escuro no site com letras pequenas e coloridas, ou colocava uma música de fundo (meu Deus). Hoje percebi que esses são detalhes importantes para o sucesso de um site.

Embora eu tenho consciência que muitos considerados experts no assunto ainda cometem alguns erros, isso é perfeitamente normal, porque por trás de todo negócio existe um ser humano com erros e acertos, defeitos e qualidades.

Portanto meu amigo empreendedor, se você comete um ou alguns desses erros que vou mencionar aqui abaixo, não se preocupe, o importante é aprender com eles e seguir em frente nessa jornada, pois o marketing digital tem o poder de mudar sua vida para sempre!

10 erros comuns no marketing digital que você PRECISA EVITAR!

Ok, agora vou te mostrar 10 erros comuns no marketing digital que você precisa evitar, fique ligado e veja se você já não está cometendo alguns deles.

Erros comuns no marketing digital

Qualquer dúvida pode deixar um comentário, ou simplesmente deixe sua opinião sobre o nosso artigo, vamos adorar saber o que você achou.  😉

Não ter conhecimento sobre o nicho de mercado escolhido

Um dos maiores erros que novos aspirantes ao marketing digital cometem é não possuir nenhum conhecimento sobre o nicho que pretendem atuar, é isso que deixa a maioria deles travados na hora executar ações simples como criar um artigo ou enviar um email por exemplo.

Se você não tem conhecimento necessário sobre o seu nicho de atuação ou que pretende atuar, o melhor mesmo é estudar bastante os problemas e as dores que envolvem aquele mercado, para que assim você possa criar soluções para essas pessoas.

Todo nicho de mercado é feito por pessoas e se você não souber solucionar os problemas dessas pessoas é melhor mesmo procurar um nicho que você tenha mais conhecimento para atuar.

Não definir seu público alvo

Outra coisa bem importante quando se está começando um novo projeto é definir o público alvo que queremos alcançar, isso vai ser um fator primordial para que tenhamos ou não conversões nas nossas campanha e estratégias de marketing.

É bem comum no começo nós atirarmos para todos os lados na esperança de atingirmos o alvo certo, isso até pode acontecer, mas será pura sorte, e como empreendedores não podemos contar somente com a sorte, pois ela pode ou não surgir.

Uma boa estratégia para definir o seu público ideal é criando uma persona ou avatar como muitos chamam por aí, veja um exemplo:

Se você quer atuar no nicho de emagrecimento, pode muito bem criar uma persona que seja uma mulher, que acabou de ter um filho, é dona de casa e quer emagrecer com exercícios feitos em casa.

A partir do momento que você definiu sua persona é o momento de criar conteúdo exclusivamente para ela, para que quando essa mulher dar de cara com seu artigo, post em rede social ou vídeo, ela se identificar instantaneamente e passar a te seguir e consumir seus conteúdos e cursos.

Portanto, é um erro não definir seu público alvo, é importante fazer isso na primeira fase do seu projeto, pois é isso que vai determinar o sucesso ou fracasso do mesmo!

Não pesquisar palavras chave

É de suma importância saber como as pessoas pesquisam no Google, e para saber disso é necessário fazer uma pesquisa de palavras chave.

Um erro bem comum no marketing digital e que vejo bastante, são donos de sites e canais no Youtube criando conteúdos a larga escala mas sem utilizar palavras chave nos títulos e no conteúdo em geral, e esse erro pode custar caro, veja porque.

Ninguém vai te achar: quando não usamos corretamente as palavras chave nas peças de conteúdo que produzimos fica bem mais difícil ser encontrado nos buscadores, assim não teremos visitas em nosso sites e vídeos.

É importante, antes mesmo de planejar um artigo, sabermos como as pessoas fazem as pesquisas, para isso você pode usar o Planejador de palavras chave do Google ou o Wordze, são gratuitos e vão te ajudar a saber o que as pessoas estão procurando em seu nicho de mercado.

Ninguém vai comprar seus produtos: se você não tem tráfego nos seus projetos consequentemente não tem vendas, sem vendas não há negócio que se sustente!

Todo negócios é baseado em vendas, ou seja, precisa haver um produto e compradores, e você como empreendedor precisa aprender a vender, caso queira se manter no mercado!

Você vai desistir: se você não faz pesquisas de palavras chave você não vai ter audiência, não vai fazer vendas para manter o seu negócio de pé e consequentemente vai desistir. Viu como esse ponto é muito importante?

Não ter consistência na produção de conteúdo

Talvez você tenha feito todos os passos anteriores mas ainda não está tendo os resultados que quer ter, por que acontece isso?

A resposta é bem simples: você não está sendo consistente na produção de conteúdo!

Sabe, uma coisa que gosto bastante de fazer e criar peças de conteúdo, que pode ser um artigo para meus blogs, vídeos para meus canais no youtube ou imagens para minhas redes sociais, eu definitivamente adoro fazer isso!  :mrgreen:

Isso acontece porque eu sei o poder que tem o marketing de conteúdo, eu sei que cada conteúdo que produzo é um grande ativo que vai me gerar receita por muitos anos, sem que eu precise gastar um único centavo com anúncios.

Por exemplo, tenho um canal no Youtube que me gera mais que 3 salários mínimos por mês em alguns meses sem vender nada, mesmo em meses que eu não faça nada nele, esse é um tipo de ativo que gosto de construir, os vídeos!

Em breve farei um Ebook mostrando qual é esse canal e como trabalho nele (talvez faça isso, estou pensando), só preciso encontrar um tempo para escrevê-lo!

Você pode criar peças de conteúdo de diversas maneiras e formatos, veja alguns exemplos que gosto de usar nos meus projetos:

Blog: o blog é ótimo para gerar engajamento e vendas para seu negócio, por isso é muito importante usá-lo na sua estratégia de marketing de conteúdo.

Para funcionar bem, um blog precisa ter um conteúdo relevante para o público consumir e compartilhar, não adianta só fazer reviews de programas de afiliados, tem que se preocupar em ajudar as pessoas.

Fan Pages: embora tenho usado cada vez menos o Facebook, não posso desprezar o potencial que ele tem de atrair tráfego qualificado para meus projetos. Para potencializar o crescimento dos meus projetos no Facebook tenho utilizado a F15D, não nesse blog, mas em outros que atuo, e tem dado um ótimo retorno.

Youtube: para quem é um criador de conteúdo nato, não utilizar o youtube é um tiro no pé. Apesar de não possuir um canal para esse site ainda, eu uso bastante o Youtube em outros nichos que trabalho, para falar a verdade, tem projetos que só utilizo o Youtube como plataforma de criação de conteúdo. Sei que estou errado, pois o Youtube não é meu, mas sei das consequências.

Algo que foi crucial para o sucesso do meu principal canal no Youtube foi ISSO DAQUI!

Utilizar as redes sociais da maneira errada

Um dos erros comuns no marketing digital que você precisa evitar é utilizar as redes sociais de maneira equivocada, pois isso atrapalha bastante sua imagem!

Muitos marketeiros só pensam em vender e ficam forçando a barra nas redes sociais através de seus perfis, fan pages, instagram e outros. Eles esquecem que precisam gerar valor para as pessoas, no mundo do marketing ser útil é fundamental.

É preciso gerar valor, as pessoas só vão te seguir se você agregar alguma coisa na vida delas, mas se isso não acontece só vão pensar que você é mais um tentando vender algo para elas.

Não investir em publicidade

Você pode muito bem ganhar uma boa grana apenas com o trafego orgânico, existem muitos empreendedores digitais que são trabalham desse jeito e vão muito bem.

Mas isso não impede que eles invistam um pouco do faturamento deles em publicidade, como compra de anúncios no Facebook Ads, Taboola, artigos patrocinados e etc…

Comprar tráfego pode alavancar de um dia para o outro suas visitas e vendas, isso é importante para você fazer um caixa e manter a saúde financeira de sua empresa nos trilhos. Portanto um dos erros comuns no marketing digital é não investir no negócio.

Não capturar leads para o seu negócio

Um dos erros que já cometi bastante, eu admito! Se você não pede para seus visitantes deixarem o Email quando visitam seu site você está deixando dinheiro na mesa, como dizem por aí!

Manter uma boa lista de emails é ótimo para gerar tráfego para novos artigos que você publicar, para ganhar visualizações adicionais em novos vídeos para seu canal no youtube e porque não, gerar muito mais vendas dos seus produtos ou de programas de afiliados.

A melhor maneira de capturar o Email do seu visitante é oferecendo algo em troca, como um Ebook, ou uma participação em um grupo exclusivo como faço aqui no meu site por exemplo!  😉

Esperar resultados imediatos

Não existe milagre no marketing digital, portanto não espere resultados imediatos, a não ser que você seja o guru ninja do Himalaia que digita centenas de artigos com os pés enquanto edita um vídeo épico com as mãos!

Brincadeiras a parte, não existe mágica, a maneira mais rápida de obter resultados como empreendedor digital é investindo em anúncios, e mesmo assim não existe garantia, veja por exemplo quantas campanhas de marketing que deram errado por aí…

O que sempre eu digo é, vá criando suas peças de conteúdo, quando você menos espera surge uma venda aqui, outra ali e o negócio começar a virar. E quando os resultados do marketing de conteúdo aparecem tendem a ser constantes e crescentes, então, comece hoje!

Ser um estudante profissional e não um FAZEDOR!

Por muito tempo eu fui um estudante profissional, eu comprava cursos e não saía do lugar, era culpa dos cursos? Não, eu não colocava em pratica o que aprendia! (Se bem que tem muitos cursos que só te ensinam que você não deveria ter comprado aquele curso 😈 )

Mas o fato é que devemos ser mais fazedores, quando você estuda alguma coisa é preciso colocar em ação, tirar do papel, só assim os resultados vão começar a aparecer.

Uma coisa que sempre digo é que, a maioria das estratégias que vemos por aí funcionam, mas é preciso escolher uma e fazer, colocar pra funcionar. Experimente fazer e isso e veja o que acontece em sua vida!

Você não está gerando valor!

Outro dos erros comuns no marketing digital que você precisa evitar é não gerar valor para seu público, pois eles vão perceber isso.

Você já experimentou conversar com alguém que não tem muito conteúdo, só fala bobagem? É chato né? Parece que o papo não bate, você fala uma coisa mas aquela pessoa só sabe retrucar ou mudar para um assunto sem nexo nenhum, é estranho…

Eu gosto de estar perto de pessoas que possam me ensinar algo, pois só assim eu vou crescer como pessoa ou como profissional, gosto de estar com pessoas que geram valor.

No marketing digital é assim, se você não gera valor ninguém vai te dar ouvidos, pois as pessoas estão fazendo buscas na internet para aprender algo novo que agreguem na vida delas. Portanto, esse é um dos maiores problemas no marketing digital hoje em dia, a falta de valor, a falta de vontade em ajudar as pessoas.

E se você viu algum valor nesse artigo com erros comuns no marketing digital, peço para você se inscrever nesse site e compartilhar esse post nas suas redes sociais, isso vai nos ajudar bastante a espalhar essa palavra.

Até a próxima!

o Artigo “10 erros comuns no marketing digital que você PRECISA EVITAR!” não pode ser reproduzido sem autorização prévia do autor!

Comente com o Facebook
5 (100%) 2 votes

[Ebook] 13 Ideias Para Trabalhar Em Casa Por Conta Própria. Baixe Grátis!!!

1 Comentário

  1. Pingback: Descubra como escolher as melhores cores para sua marca e EXPLODIR suas conversões! - Info Empreendedor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *